Hoje em dia o mundo mudou muito , temos um mundo multipolar economicamente , mas politicamente , nosso mundo é unipolar , vivemos um momento politico liderado pelos EUA .
Aproveitando o lançamento do iPhone 5 ,onde todos comentaram nas redes sociais , acompanharam ao vivo pela internet , manifestaram sua vontade de ter o produto , só que percebo nesse movimento um lado mais global desse simples lançamento , a apple se tornou o novo simbolo americano de ser , muitas pessoas no mundo inteiro estão querendo ter um apple , por questão de status . A asiática Samsung perdeu na justiça um processo judicial por copiar um produto da apple , ou seja até os orientais estão tendo em si o jeito de ser americano. Entendo que eles queriam concorrer na venda de celulares e por isso fizeram essa copia , mas temos que avaliar que eles não tentaram lançar um produto simbolo da asia , copiaram o estadunidense . Tenho amigos que só aceitam celular se for iPhone , querem que alguns aplicativos , sejam só para iPhone . No caso , vivemos um mundo cada vez mais globalizado onde as pessoas tentem a se conectar mais , entretanto tem pessoas que querem se prender no iPhone , como se fosse um produto que qualifica e diferencia as pessoas em uma categoria diferente , quase uma sociedade secreta .
Pelo que percebo ter um iPhone hoje em dia significa que você é um pouco americano , pelo menos que você tem um pouco da cultura estadunidense contigo , independentemente do lugar em que você tenha nascido ou esteja .
Portanto a Apple tem para a cultura americana moderna a mesma representatividade que a Coca-cola tinha vinte anos atras , significa ser também americano , ou seja , depois do fim da Guerra Fria a globalização trouxe para todo o resto do mundo a vontade de ser americano , se já queríamos estar nos filmes de Hollywood , ou cantar suas musicas e conhecer seus artistas , nos últimos 20 anos queremos (cada vez mais ) ser estadunidense .
O nosso nacionalismo está abaixo do deles , mas batemos palmas ao invés de avaliar o problema . Vamos analisar .
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