quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Afinal, como fazer publicidade com os influenciadores do YouTube?



Esse foi um assunto muito abordado na #fic2016 em São Paulo, o mercado publicitário está mudando, as marcas estão se adaptando a esse novo veículo e a esses novos personagens.

As celebridades tradicionais sempre foram colocadas com uma imagem distante do público, já os influenciadores digitais passam uma proximidade, um sentimento de "podia ser eu" e ao perceber isso, as marcas estão vendo uma grande oportunidade nesse mercado.

A propaganda tradicional tinha uma característica "chata" que era entrar gritando no ouvido do consumidor, porém ela evoluiu e buscou métodos de fazer parte do entretenimento desse expectador, porém enfrentou um problema, ao colocar uma propaganda no meio de uma novela, você se depara com uma obra já escrita e força a entrada de sua marca, mas os youtubers mudaram isso.

Quando se decide fazer um publi no YouTube, você tem uma obra feita para o seu produto aparecer e que vai instigar o público daquele canal a consumir, um conteúdo feito com a linguagem daquele influenciador, agradando seu público e colocando uma marca no meio.
O mercado precisou aprender a vencer as métricas tradicionais, conhecer outros parâmetros, como visualizações, inscritos, capacidade de crescimento do youtuber no mês, representatividade dele no nicho desejado, entre outros pontos.

Esse mercado hoje só enfrenta um grande problema, como é tudo muito novo, não tem nada próximos de uma padronização de valores, é ainda muito incerto, mas eles vem provando que o produto na mão do influenciador correto tem um retorno muito acima de expectativas básicas de mercado.


O YouTube já é realidade, o consumidor já aprendeu a lidar com o #publi mas será que as marcas já estão prontas pra isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário