quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Afinal, o que é esse tal de Inbound Marketing?



André Alves, Partner Account Manager na Resultados Digitais esteve na #Fic2016 e falou sobre o tal de Inbound Marketing

Consumidor no controle, ele escolhe o que consumir e a que momento, mas como o marketing pode agir com isso?

Hoje o marketing é mais dinâmico e focado no relacionamento, quando o consumidor fala com o vendedor, 60%da decisão de compra já foi tomada.

Inbound marketing é o marketing que as pessoas amam com isso ele gera leads, retenção de clientes na empresa, ROI (faturamento), competitividade e autoridade de mercado.

O mundo perfeito é atrair visitantes pros canais, para esse objetivo o conteúdo é o combustível, pra isso precisa entender quem é seu cliente, com isso o site (geradordepersonas.com.br) pode ajudar, pesquisar palavras chaves sobre meu produto, achar o canal pra gerar o conteúdo (blogs ou áreas do site), definir o assunto que esteja ligado às palavras chave, definir frequência, os responsáveis pelo Conteúdo produzido, analisar os canais pra propagar a mensagem(redes sociais), com isso gerar força pra estar bem rankiado no Google, seja no orgânico ou no pago.

Depois de atrair, você precisa converter, precisa gerar leads pra conhecer o consumidor, não pode pedir ele em casamento no primeiro encontro, sim conhecer e criar relacionamento, ai se cria uma oferta que leva a landing Page, não precisa ser oferta de produto, pode ser oferta de informações como ebooks ou estudos por exemplo.

Fazer o conteúdo pensando na jornada do consumidor que é composta por aprendizado/descobrimento (aonde você desperta a curiosidade do consumidor), reconhecimento do problema (quando você convence o consumidor que lhe falta algo), consideração da solução (quando seu produto é a solução do problema), avaliação e compra (quando o consumidor fecha negócio), e primeira gratificação (quando você faz o pós venda). Esses passos montam um funil.

Com relacionamento via redes sociais e automação de marketing você entende até se seu consumidor decidiu compra antes de todo o processo criado, poupa esforço e executa a venda.
Gerando o lead, você consegue analisar se ele é um consumidor qualificado que atende o público alvo e é um potencial comprador ou se ele é só uma pessoa que busca informações. Com essas análises em mãos, você pode categorizar seus consumidores e passar uma informação mais peneirada para seu departamento comercial.


Com a análise completa, você tem os objetivos traçados, valores investidos e retorno obtido, custo por lead e impacto por venda, assim seu resultado fica muito mais analítico e menos dedutivo. 

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