André Alves, Partner Account Manager na Resultados Digitais
esteve na #Fic2016 e falou sobre o tal de Inbound Marketing
Consumidor no controle, ele escolhe o que consumir e a que
momento, mas como o marketing pode agir com isso?
Hoje o marketing é mais dinâmico e focado no relacionamento,
quando o consumidor fala com o vendedor, 60%da decisão de compra já foi tomada.
Inbound marketing é o marketing que as pessoas amam com isso ele
gera leads, retenção de clientes na empresa, ROI (faturamento), competitividade
e autoridade de mercado.
O mundo perfeito é atrair visitantes pros canais, para esse
objetivo o conteúdo é o combustível, pra isso precisa entender quem é seu
cliente, com isso o site (geradordepersonas.com.br)
pode ajudar, pesquisar palavras chaves sobre meu produto, achar o canal pra
gerar o conteúdo (blogs ou áreas do site), definir o assunto que esteja ligado
às palavras chave, definir frequência, os responsáveis pelo Conteúdo
produzido, analisar os canais pra propagar a mensagem(redes sociais), com isso
gerar força pra estar bem rankiado no Google, seja no orgânico ou no pago.
Depois de atrair, você precisa converter, precisa gerar leads
pra conhecer o consumidor, não pode pedir ele em casamento no primeiro
encontro, sim conhecer e criar relacionamento, ai se cria uma oferta que leva a
landing Page, não precisa ser oferta de produto, pode ser oferta de informações
como ebooks ou estudos por exemplo.
Fazer o conteúdo pensando na jornada do consumidor que é
composta por aprendizado/descobrimento (aonde você desperta a curiosidade do
consumidor), reconhecimento do problema (quando você convence o consumidor que
lhe falta algo), consideração da solução (quando seu produto é a solução do
problema), avaliação e compra (quando o consumidor fecha negócio), e primeira
gratificação (quando você faz o pós venda). Esses passos montam um funil.
Com relacionamento via redes sociais e automação de marketing
você entende até se seu consumidor decidiu compra antes de todo o processo
criado, poupa esforço e executa a venda.
Gerando o lead, você consegue analisar se ele é um consumidor
qualificado que atende o público alvo e é um potencial comprador ou se ele é só
uma pessoa que busca informações. Com essas análises em mãos, você pode
categorizar seus consumidores e passar uma informação mais peneirada para seu
departamento comercial.
Com a análise completa, você tem os objetivos traçados, valores
investidos e retorno obtido, custo por lead e impacto por venda, assim seu
resultado fica muito mais analítico e menos dedutivo.
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